Cisto Pilonidal, Abscesso Pilonidal, Cisto Epidermoide: O que é essa doença?
Já sentiu o surgimento de um nódulo na região superior das nádegas? Teve uma saída de líquido malcheiroso na região do cóccix? Pois é, você pode estar com uma doença chamada Cisto Pilonidal.
O cisto pilonidal é uma doença da pele caracterizada pelo surgimento na região do cóccix de uma lesão geralmente recoberta por pele e orifício de onde sai secreção malcheirosa. A origem dessa secreção é um cisto dentro no subcutâneo cuja etiologia está relacionada à foliculite local e excesso de pelo na região afetada. Por isso é mais comum encontrar a doença nos pacientes do sexo masculino.
Pode haver crises de infecção e abscesso local, que ao longo do tempo levam a formação de um trato fistuloso(túnel) até a parte externa do corpo do paciente, fazendo com que, na pele, sejam eliminados parte do pus e dos elementos em seu interior. Esse quadro acaba causando transtorno diário para o paciente por sujar a roupa. Esses ciclos de infecção e resolução acabam causando necroses na pele, além da formação de fístulas e outros túneis em seu redor.
O que causa Cisto Pilonidal?
Vários fatores podem contribuir para a formação do cisto pilonidal. Estudos sugerem alterações hormonais que estimulam a formação de pelos na pele do paciente. Há teorias que falam que o cisto pilonidal foi formado por pelos presos nas roupas. Devido o atrito, umidade e calor local, esses pelos entram a pele do paciente e o organismo forma o cisto pilonidal. Pelos encravados também são considerados uma causa em muitos casos.
Portanto, o cisto pilonidal pode surgir mais de uma vez em um mesmo paciente caso não eliminar o fator de risco mais importante, que é pelo na região. Isso explica a orientação médica para realizar depilação a laser para a prevenção da recidiva.
Sinais e Sintomas do Cisto Pilonidal
Aparecimento de um nódulo a região do cóccix (parte interglútea superior)
Eliminação de um líquido malcheiroso na região
Crises de inchaço e inflamação do nódulo
Dor na região do nódulo
Abscesso local
Febre
Tratamento do Cisto Pilonidal
Existem várias técnicas cirúrgicas para o tratamento do cisto pilonidal. Até o momento, não há estudos comprovando a superioridade de uma técnica em relação a outra.
Em geral, o tratamento depende do estágio da doença e o impacto na vida diária do paciente. Em alguns casos, apenas drenar o cisto no consultório já é suficiente para o tratamento.
Em outros casos, é preciso realizar uma cirurgia para que o cisto seja removido por completo, com a opção de deixar a ferida cicatrizar naturalmente, com a troca diária de bandagens e gases para evitar infecções ou o fechamento da cicatriz com suturas.
Nos casos mais avançados, é necessário realizar um retalho cutâneo para o fechamento adequado após a remoção do cisto.
O uso de medicamentos, como antibióticos, resolve apenas as crises de inflamação e abscessos porém não cura da doença. Os antibióticos servem para tratar o quadro da infecção e preparar o paciente para o tratamento definitivo.
Ainda tem dúvidas sobre o Cisto Pilonidal? Marque já a sua consulta!
Comments