Recebo muitos pacientes no meu consultório ansiosos com o resultado da endoscopia realizada constatando a presença da H. Pylori. A maioria vem perguntando sobre o risco do câncer devido essa infecção.
O que é H pylori?
Helicobacter Pylori é uma bactéria gram-negativa espiralada, a descoberta de qual levou a ganhar o prêmio Nobel de Medicina na década de 1980, porque revolucionou o tratamento das úlceras pépticas.
Só eu tenho H pylori? É uma bactéria rara?
H. pylori é predominante quando faltam condições de higiene e saneamento básico. Cerca de 50% da população mundial tem essa bactéria e os números no Brasil podem chegar em umas regiões a 60-70%.
Quais são os sintomas causados por H. pylori?
Não há um sinal ou sintoma específico que indica a presença de H. pylori. A presença de azia, queimação no estômago e tórax ou dor é relacionado a quadro de gastrite, esofagite ou duodenite. Portanto, a investigação de H. pylori deve ser realizada nos pacientes que apresentam esses quadros, devido a frequência significativa dessa bactéria na população brasileira.
Como pode ser feito o diagnóstico de H. pylori?
1- Endoscopia Digestiva Alta com teste de urease e biópsia e estudo histopatológico (padrão ouro)
2- Teste respiratório com ureia marcada. Falta disponibilidade do mesmo na maioria dos serviços.
3- Pesquisa de antígeno fecal da H. pylori.
3 Razões Importantes para tratar H. pylori?
1- É considerado o fator de risco mais importante para o câncer gástrico.
2- O tratamento de gastrite sem a erradicação de H. pylori resulta na persistência dos sintomas de gastrite ou a resolução não total.
3- Tratamento fácil, acessível e simples!
Como tratar H. pylori?
O tratamento inclui uma associação entre antibióticos e inibidores de bomba de prótons. Existem várias linhas de antibioticoterapia para o tratamento porém a associação mais comum é entre Amoxicilina e Claritromicina, em conjunto com inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, etc.).
Commentaires